Thursday, September 21, 2023

Encontrando Dulce Veiga.


Acho que já posso falar sobre esse assunto, né? Pois é, depois alguns meses de conversas com a editora posso finalmente falar que "Onde Andará Dulce" vai rolar (não vai sair a tempo pra CCXP desse ano, mas quem esperou 9 anos pode esperar 10, né?)

Em 2013, depois de levar quase 10 anos para desenhar 12 páginas da Ozman Nemesis eu fui convidado a desenhar uma Graphic Novel de 45 páginas em algo em torno de 45 dias. Quem me conhecia na época tinha certeza que não ia rolar... eu achava que não ia rolar, mas mesmo assim aceitei o projeto.

A hq era a adaptação do livro "Onde Andará Dulce Veiga" de Caio Fernando Abreu, e o roteiro ficou a cargo do Arnaldo Branco e minha experiência quadrinistica antes disso (somando as 12 páginas supra citadas, algumas histórias publicadas na Front e Fanzines) não totalizavam isso. Ok eu já tinha desenhado uma HQ longa que não havia sido publicada (ainda bem), mas dessa vez seria diferente (será?)...
A primeira coisa que fiz antes mesmo de receber o roteiro foi assistir o filme dirigido pelo Guilherme de Almeida Prado, que me ajudou um pouco a visualizar os personagens, mas assim que recebi o roteiro comecei a fazer o meu próprio casting.

Passei o final de 2013 produzindo referências e iniciei 2014 desenhando de segunda a segunda, produzindo uma página por dia enquanto sonhava com a piscina nos dias mais quentes de janeiro. Mas na terceira semana eu não aguentei... tirei um dia longe do computador para recarregar as energias. Dai pra frente as quartas eram meu dia de folga, mas meu prazo estava estourando e ainda tinha umas 20 páginas pra desenhar. Pedi mais duas semanas pra terminar a história, depois pedi mais uns dias pra desenhar as últimas páginas e acabei descobrindo que tinha que letreirar a história e ainda faltava a capa. O carnaval estava rolando lá fora e eu estava terminando de desenhar a história que eu tinha que entregar no final de janeiro. Mas tudo bem, HQ pronta e entregue agora é só esperar ela sair, certo? ERRADO... Embora eu tenha sido pago bonitinho a HQ nunca foi publicada e acabou ficando na gaveta da editora até o contrato vencer.
De tempos em tempos eu olhava no site da editora, ou procurava em sites de venda pra ver se a HQ havia sido publicada até que acabei desistindo.

Corta pra 2022, depois de lançar mais três revistas do Ozman, depois de ter participado do Rei Amarelo em Quadrinhos e principalmente depois de ganhar um Jabuti com a Meta. Durante uma live junto com o Saravá eu acabei mostrando algumas páginas da Dulce Veiga e me perguntaram "Isso não saiu? Por que você não vai atrás da editora pra ver se não consegue publicar por conta própria?". Bom não é tão simples, né? O roteiro da HQ é do Arnaldo e a história é do Caio Fernando Abreu, então tem toda a questão dos direitos etc. Mas resolvi tentar. Primeiro fui atrás da editora original que havia me contratado lá em 2013, mas os direitos de publicação da obra já não estava mais com eles. O próximo passo foi ir atrás do contato da editora que agora detem os direitos (e devo o meu muito obrigado ao Gabriel Bá e ao Fábio Moon que me passaram o e-mail do editor).

Tentei algumas vezes ano passado, mas foi só no começo desse ano que consegui uma resposta lá da editora. Como disse lá em cima foram alguns meses de conversas mas finalmente estou colorindo as páginas da história que originalmente seria preto e branca pelo simples fato que não haveria tempo pra pintar a HQ no prazo que haviam me dado.

Estou pintando conforme eu tenho um tempinho, entre uma página e outra do Meta Volume 3, e em breve tenho que voltar a escrever a "Setembro" (que foi contemplada pelo ProAC). A Ozman nova ficou pro ano que vem, quando eu tiver terminado todas essas pendências, mas já bati papo com o Cariello e gostei bastante da ideia dele pra história. Por mais que eu esteja bem ansioso para voltar a desenhar o meu vampirinho, eu não posso reclamar, né?

Humor: bom
Ouvindo: Danger Zone (Psychostick)
Lendo: Justiceiro por Garth Ennis volume 1
Assistindo: Ahsoka
Jogando: Pokemon Go
Comendo: pão na chapa
Bebendo: Toddy com Nescafé
Na Net: A Vida de John Byrne

No comments: