Louvre, simplesmente necessário. Não dá para imaginar vir a Paris e não ir ao Louvre. O museu por si só já é lindo, mas a coleção não é melhor que a do Metropolitan de NY. Definitivamente pretendo passar mais tempo nele em uma próxima visita à cidade. Com o Museum Pass você fura a fila enorme da bilheteria.
D'Orsay, um dos melhores acervos que eu já vi. O museu, que ocupa uma antiga estação de trem, também é muito bonita, mas o destaque ficou para a fantástica exposição L'ange du Bizarre. Com o Museum Pass você entra no museu e nas exposições temporárias.
Notre Dame, belíssima igreja gótica. Muito cheia. A cripta arqueológica é meio interessante, mas eu não recomendaria, já a vista da torre é a melhor parte da visita, vá preparado para encarar escadas.
Panthéon, surpreendente. Não sabia muito o que esperar desse lugar, estávamos perto, estava incluso no Museum Pass, então resolvemos dar uma olhada. Muito bonito.
Musée Delacroix, pequenininho, mas interessante. O museu ocupa a antiga casa e atelier do artista. Vale a pena a visita com o Museum Pass.
Musée Jacquemart André, muito bom. A casa bem como a coleção pertenceram a um casal de colecionadores que tentaram abrir um museu com ajuda do estado e que quando não conseguiram resolveram fazer por conta própria. Pena que não peguei a exposição do Alma-Tadema que começa em setembro (se não me engano).
Jardin de Tuileries, o jardim do Louvre. Belíssimo lugar para se passar o final de tarde, tomar uma cerveja (ou vinho) e curtir a paisagem.
L'orangerie, Monet em final de carreira (já meio ceguinho), alguns Picassos em fase "realista" e meio sem graça, alguns Cézannes, alguns Renoirs... se você não tiver Museum Pass não vale a pena.
Arc de Triomphe, outra parada obrigatória. Bela vista da cidade e da Champs Elysées. Mais escadas e novamente dá lhe Museum Pass.
Musée de L'Armée/Hotel de Les Invalidees. Local de descanso de Napoleão I. Fantástico!!! Um dos lugares que eu menos esperava e que mais me surpreendeu.
Musée Rodin, o museu em si nem é grande coisa considerando a quantidade de obras dele espalhadas pelo Louvre, D'Orzay e Metropolitan (NY), mas vale pelo belíssimo jardim. Mais um que aceita Museum Pass.
Place des Vosges, maison de Victor Hugo e Place de la Bastille, todos de graça. A praça da Bastilha não é nada de mais, a Place des Vosges é bonita e a casa do Victor Hugo interessante. Vale a passada se você estiver na região.
Musée de Clunny, interessante mas, também só vale a pena com Museum Pass.
Conciergerie, sem Museum Pass? Nem pensar...
Palais Royal, bonito jardim, nada de mais para se ver, mas vale dar uma passadinha. Free.
Opera Ganier, simplesmente maravilhoso. Fico imaginando assistir uma ópera lá.
Pinacothèque, dei sorte e peguei uma exposição maravilhosa de Art Noveau. Muito foda!!!
Madeleine, igreja com acústica maravilhosa (demos sorte e presenciamos uma pequena apresentação de um coral de velhinhos que cantavam maravilhosamente). Ela é bem mais bonita por fora que por dentro, mas o mais curioso é o fato de um templo cristão apresentar características obvias de arquitetura greco romana, ou seja pagãs.
Torre Eifel, outra parada obrigatória, mas que no final não é nada de mais. Compre o ticket on line para evitar a fila absurda.
Torre de Montparnasse, me desculpem os puristas, mas a vista da torre de Montparnasse é bem melhor que a da torre Eifel...
Versailles, cidade simpática, belíssimo castelo e jardins. Absurdamente cheio... espero voltar com mais tempo.
Giverny, cidade onde Monet passou boa parte de sua vida. O maravilhoso jardim remete diretamente à suas obras. Pena que no dia fomos lá a chuva não deu trégua. Vale uma nova visita numa próxima vez.
Provins, deliciosa cidade medieval com direito a castelo, igreja e muralhas. Infelizmente ficamos apenas 5 horas na cidade, não conseguimos se quer ver a cidade toda, quanto mais ver a apresentação de falcoaria, a justa ou visitar o mercado. Almoçamos maravilhosamente bem, tomei um bom hidromel e lamentavelmente fomos embora com gosto de quero mais. Definitivamente vale um final de semana.
Reims, cidade da região de champagne, onde fica localizada a cantina da vinícola Mumm. Além de degustarmos e comprarmos um delicioso champagne ainda almoçamos um um pub muito bom tomando uma Leffe. Vale a pena perder um pouquinho mais de tempo do que ficamos por lá.
Epernay, visitamos a cave da Moet & Chandon, aprendemos um pouco mais sobre a produção de champagne, experimentamos uma legítima Moet & Chandon e voltamos para Paris... sinceramente achei essas "degustações" meio sem graça, mas valeu pela visita à Reims.
Faltou fazer um monte de coisa, as Catacombes, os Esgotos de Paris, Sacre Coeur, Saint Chapele, Perè la Chaise, Marmottan, Moulin Rouge... e teve coisa que gostaria ter ficado mais tempo como o Louvre, Versailles, Provins, Giverny, Reims... mas aproveitamos bem esses 15 dias por aqui. Au revoir Paris :)
Humor: ótimo
Ouvindo: aux champs élysées (NOFX)
Lendo: Laranja Mecânica
Assistindo: Hannibal
Jogando: nada
Comendo: Groselhas
Bebendo: Hidromel
No comments:
Post a Comment