Saturday, December 02, 2006

No dos outros é refresco...

É foda, quando eu vi “O Albergue” achei o filme super divertido (no sentido mais grotesco da palavra), mas como já diz o ditado, pimenta no rabo dos outros é refreco. Quando ouvi falar do filme “Turistas”, que se passa aqui no Brasil, achei que não ia ser nada de mais, é um filme de terror, uma ficção, e dai que é no Brasil. Mas enquanto “O Albergue” mostra o que acontece com três turistas “cabaços” viajando pela Europa, “Turistas” cutuca a nossa ferida de um jeito não muito leal.

Conheço muita gente que ficou ofendida com aquele episódio dos Simpsons que eles vêm pro Brasil, mas aquilo é uma grande piada. Eles zoaram o Canadá, o Japão, a Inglaterra e vivem tirando sarro do american way, por que estaríamos isentos?

O filme estreou esse final de semana lá fora, por isso não dá pra julgar a qualidade do mesmo, o grande problema é a campanha de marketing dele... o que está sendo feito para promover o filme. O trailer (que você pode ver aqui) não chega a incomodar, é como o de qualquer filme de terror, jovens a procura de diversão que acabam se ferrando quando se metem onde não são chamados. Eles pegam pesado mesmo é nesse site onde o turista é advertido do quanto é perigoso se aventurar por nossas terras. É claro que para pessoas com o mínimo de noção o site não passa d uma peça promocional, mas dá pra esperar isso de um país que coloca um caipira ignorante no poder e ainda repete o erro... opa, disso a gente não pode falar, né...

Você sabe o que são Suff films? Você já viu algum? Bom, se você viu “8 mm” deve saber o que se trata, se não eu explico. Snuff films são filmes caseiros onde rola estupro e morte de verdade. E ai, tem na sua locadora? Pretende alugar algum esse fim de semana? Bom, eu não... e no site as pessoas são avisadas para tomarem cuidado para não acabarem participando de um.

Venda de órgãos de turistas estrangeiros? Por que a preferência por gringos? Eles são mais saudáveis? Pra mim essa é nova, muitos dos nossos “homeless” (como eles dizem lá) são mais saudáveis que boa parte da população obesa deles. Não estou dizendo que esse tipo de coisa seja impossível de acontecer, acho que pode acontecer em qualquer parte do mundo, mas não seria mais lógico roubar órgãos de moradores de rua do que de jovens burgueses com família e dinheiro?

Não estou dizendo que vivemos na terra dos sonhos, temos vários problemas, a pobreza, a desigualdade social, a impunidade e a corrupção fazem do nosso país um lugar cada vez mais violento, mas colocar a frase: “querendo se divertir no sol... com sua AK47?” Acho que é pegar um pouco pesado de mais... isso não é humor, não é sátira, é terrorismo.

No comments: