Thursday, November 30, 2006

Harpia

Tive que apelar pra Wikipédia pra ajudar no texto...

"A Harpia, também conhecida como Gavião-real ou Uiraçu-verdadeiro, é a ave de rapina mais poderosa do Brasil, com porte e força inigualáveis.
A Harpia (Harpia harpyja) é uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2 metros e peso de até 10 quilogramas. Ambos os sexos têm uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que poderia focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas.

As harpias são predadores tremendamente eficazes com garras mais compridas do que as de um urso grizzly. É uma águia adaptada ao vôo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados.

A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, uma crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

Esta ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza, o papo e a nuca, negros e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envrgadura de até 2 metros e um peso variando entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea.

Elas se aproximam morfologicamente (não se sabe se filogeneticamente) de várias outras aves de rapina tropicais de grande tamanho adaptadas à caça de grandes animais arborícolas como macacos, preguiças, lemures, etc., tais como a águia coroada africana, a águia das filipinas e a águia da Nova Guiné. Todas essas são chamadas de águias-pega-macaco em suas localidades de origem devido ao grande porte, que coloca animais maiores, como macacos, em seu cardápio.

Esta ave de rapina pode ser encontrada do Máxico à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. Habitava as matas brasileiras de forma abrangente. Hoje pode ser encontrado na Amazônia e visto raramente na Mata Atlântica. Na região amazônica da Guiana, onde foi bem estudado, verificou-se que é um predador sobretudo de mamíferos."

Sabe o pior? É que eu pensei que era pra desenhar a criatura mitológica... a ave de rapina com rosto e busto de mulher.

1 comment:

Edde Wagner said...

Excelente, meu amigo!
Cê tá foda! Vá se foder!!