Friday, March 19, 2010

Front (Lado A) X Quadrinhos Independentes (Lado B)

É triste ver um projeto que esteve presente na sua vida por tanto tempo ir para o buraco, mas o dia 18/03/2010 pode ser conhecido como o dia que o Front morreu. Tudo por que algumas pessoas não sabem escolher suas palavras. "Ratos" abandonado o navio? Depois de ter participado de 6 das 14 edições da Front e ter deixado uma prontinha no forno, é foda ouvir uma dessas. Sei que viver de quadrinhos no Brasil é um sonho para poucos, o cenário independente tem crescido ano a ano, abrindo espaço para novos talentos, mas a Front ainda era uma dessas portas... um "Prozinão" com qualidade, alguns diriam, outros diriam que em outros tempos o Front publicou muita gente boa, mas hoje só tinha moleque e que a publicação virou um Fanzininho meia boca... sério? Tive o prazer de trabalhar com caras como Sam Hart, Kipper, Sandro Castelli, Jean Canesqui, José Mantovani, Eldes, Bira Dantas, Luiz Pereira, Mathé, Sidnei Akiyoshi, Julio Brilha, Mario César, Alberto Pessoa, Daniel Estevez, Mario Cau, Will, e isso só pra falar da galera do conselho, se fosse falar dos autores, a lista ia ficar enorme.
Por outro lado admito que no esquema que a revista estava sendo produzida eu dificilmente continuaria no projeto. Enquetes, pedradas, discussões intermináveis, egos feridos e mais um monte de merda, e pra quê?

a) Mulheres
b) Dinheiro
c) Mulheres
d) Hyates
e) Nenhuma das anteriores

Pois é os 5 minutos de fama, notinhas nos rodapés dos sites de quadrinhos e até mesmo um Troféu HQMix quebrado... chegou a hora de fechar a cortina. Depois da matéria publicada no Blog dos Quadrinhos não sei se edição música ainda sai pela Via Lettera, ou mesmo se haverá uma nova edição nos bons e velhos moldes, que vinham sendo produzidas. Não sei se a VL vai continuar usando o nome Front, ou se esse é realmente o fim do projeto, mas muita gente ficou ofendida e se não houver uma retretação e o pessoal topar continuar do jeito que está é uma prova que quadrinista tem sangue de barata.

Mas é assim mesmo, nada dura pra sempre. Com sorte esse "incidente" ainda gera mais alguns minutos em baixo dos holofotes para os "ratos" que abandonaram o navio, entretanto espero que essa situação se resolva, pois temos uma bela edição diagramada nas mãos e seria um desperdício deixar ela sem ser publicada.

Humor: puto
Ouvindo: I want you to (Weezer)
Lendo: X-Men
Assistindo: Lost
Jogando: nada
Comendo: maçã
Bebendo: água
Na Net: Blog dos quadrinhos

Friday, March 05, 2010

Western, marlboro style

Em novembro eu postei uns esboços de uns desenhos que nunca postei por aqui. O final de ano foi enlouquecedor e eu acabei esquecendo de postar os desenhos aqui, então vou aproveitar que não tenho nada novo que eu possa postar aqui para mandar pelo menos os dois desenhos que eu tinha mostrado o esboço. Qualquer hora eu posto os outros por aqui.

Mudando um pouco de assunto, queria falar um pouco sobre um texto que vem gerado algumas discuções na internet. "Violência na Turma da Mônica" é mais um daqueles textos contra quadrinhos, que cansam... até quando essa era do "politicamente correto" vai? Será que nos tornamos tão burros e nossas crianças tão bitoladas que não somos mais capazes de distinguir uma diversão sem compromisso de algo educativo? Sou de uma geração que cresceu vendo Tom & Jerry, Pica-pau, Pernalonga, entre outros desenhos violentos e extremamente divertidos. Li turma da Mônica durante minha infância, passei para os quadrinhos de super heróis até chegar aos quadrinhos adultos da Vertigo.

Quando era pequeno minha mãe se preocupava com o tipo de leitura que eu me dedicava, mas foi o meu avô que fez minha primeira assinatura de HQ e me presenteou algumas obras como Cavaleiro das Trevas, V de Vingança e Elektra Assassina. Com o tempo comecei a buscar edições importadas e treinei meu inglês assim. Hoje leio de tudo um pouco, mas nunca perco a oportunidade de ler um gibizinho da Mônica quando estou em uma sala de espera. É engraçado ver o quanto as histórias em quadrinhos incomodam os falsos moralistas, outro dia foi o personagem gay na turma da Tina, hoje é a Mônica... onde isso vai parar? Talvez se a censura voltasse todos ficariam mais felizes, não é? Assim toda a produção artística poderia ser controlada pelos conservadores, hipócritas e carolas de plantão.

Mas sabe qual é a melhor parte da história? O site onde a materia foi publicada deve estar dando pulos de alegria, por que toda essa polêmica deve estar gerando muitos acessos ao site... quer ler algo mais interessante? Visite o Blog Porra, Maurício!

Humor: chateado
Ouvindo: Everyday Normal Guy (Jon Lajoie)
Lendo: X-Men
Assistindo: Flash Foward
Jogando: nada
Comendo: Rap 10
Bebendo: água
Na Net: Porra, Maurício!